quarta-feira, 14 de abril de 2010

Soka Gakkai

Soka Gakkai é a designação de uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivos o estabelecimento da paz, da cultura e da educação. Tem como base filosófica o Budismo de Nitiren Daishonin, religião da qual seus integrantes são praticantes leigos. Possui aproximadamente 15 milhões de membros em 192 países e territórios do mundo.

O budismo de Nitiren Daishonin tem como prática principal o Daimoku que consiste na recitação do mantra "Nam-Myoho-Rengue-Kyo".

Fundada no Japão em 1930, após um grande desenvolvimento ao redor do mundo, em 1975 passa a se chamar Soka Gakkai Internacional.

Em Outubro de 1981, a Soka Gakkai Internacional foi oficializada como organização não-governamental (ONG) de posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e no Departamento de Informações Públicas (UNDPI). Em maio de 1983, foi registrada como uma ONG no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e, em 1989, integrou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É também entidade membro da World Federation of United Nations Associations -Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA).

No início dos anos 90, fortes divergências com a ordem clerical associada, a escola Nitiren Shoshu, levaram a uma separação definitiva entre as duas. Atualmente é uma organização leiga, sem uma ordem monástica associada.

A história da Soka Gakkai é repleta de desafios e triúnfos e foi construída sob a liderança de seus três primeiros presidentes, considerados pelos membros desta organização como os eternos mestres do Kossen-rufu: Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda.

Sem comentários: